Família Kumm

Aos poucos fotografamos o mundo

›› Expedições ›› Expedição Caminho dos Ventos

Partida: 30/06/2004 - Retorno: 31/07/2004

Esse foi o grande sonho, aquela que parecia estar bem distante, de repente estava acontecendo. Foi emoção em cima de emoção. Começamos a preparar a viagem em janeiro de 2004, para sairmos no dia 30 de junho. Todos diziam que seria loucura e que não chegariamos devido ao frio e a neve. Mas estavamos certo que seria o melhor mês, gostamos de frio e a experiência com a neve poderia ser gratificante. Mas todos que conversavamos a respeito, diziam que eramos loucos. E a loucura aconteceu e ocorreu tudo melhor que esperavamos. Nossa grande aventura está nas próximas páginas.

OSORNO - VILLA LA ANGOSTURA

Data: 08/07/2004 22:00:00 - Kilometragem 373Km

Dia 08-07-04 Km 372 – Osorno - Villa La Angostura.

Levantamos cedo, queríamos ver o vulcão Osorno. Pegamos a estrada e começamos a admirar a paisagem lindíssima que estampava em nossos olhos. As máquinas não pararam de disparar seus botões. A estrada possuía árvores em suas laterais que lembravam a estória de Branca de Neve e os Sete Anões.

Depois de passarmos por Porto Octay, que é uma cidade de veraneio chilena, muito bonitinha. Ela tem um estilo diferente, não sei se chileno ou alemã, devido sua colonização. Como ela não estava no nosso itinerário e o tempo já era curto, não pudemos aproveita-la como deveria.

Seguimos em frente à caça do vulcão, pegamos uma estrada de chão, estreita, com uma vegetação que muitas vezes cobria-a. Começamos a subir em direção ao vulcão, e para nossa surpresa a neve começou a cair de uma forma muito forte, e quanto mais subia mais forte ficava. Encontramos a polícia florestal do Chile, que nos comunicou que não poderíamos ver o vulcão, a neve não deixaria, nem chegar perto, nem ter visibilidade para vê-lo.

A Ana Paula e o Walfredo caíram na folia da neve, brincavam que nem crianças. Luciene não pode se divertir muito, pois estava passando por uma rinite forte, devido à calefação do hotel.

Seguimos viagem de volta à Argentina. Já passava do meio dia e o almoço tinha que ser feito no carro, pois à aduana do Chile fecha às 17h como haviam informado.

Chegamos na aduana às 17h e descobrimos que o verdadeiro horário de fechamento era 19h e não 17h como haviam dito. Tínhamos ainda pela frente a aduana da Argentina que fica a 16 km.

À medida que íamos subindo as Cordilheiras a estrada ia sumindo, e o Flecha parando, para as brincadeiras, numa neve branca e fofinha. Foram várias paradas, para fotografia e brincadeiras até que sem perceber o Flecha saiu fora da estrada e afundou numa neve fofinha, essa, porém ordinária.

Ficamos tentando tira-lo dali ,mais ou menos uma hora, todos cavavam para retirar a neve, mais na mesma proporção ela caia de volta. Até que uma hora conseguimos tira-lo do atoleiro.

Sentimos medo de não conseguir sair dali. Já estava escurecendo, não passava ninguém. Descobrimos a medida que descíamos a cordilheira que todos estavam como a ente atolados. Foi ai que sentimos a necessidade de ter um guincho.

Saímos do sufoco com frio e fome, pois ainda não tínhamos almoçado. Chegamos na Aduana Argentina por volta da 20h, os argentinos foram bem camaradas e procuraram fazer todo o tramite rapidinho para nos liberarem. O Flecha parecia estar vestido de papai Noel, de tanta neve que tinha.

Seguimos viagem para Villa La Angostura. No caminho vimos vários hotéis e pousadas, mais só que de alto luxo, chegamos até a cogitar em ficar, mais só a janta sairia por pessoa 24 pesos. Fomos para o centro e resolvemos primeiro jantar.

Enquanto Luciene e a Ana Paula esperavam a comida, Walfredo deu uma volta nos arredores para ver hotel e achou um bem pertinho dali. Na janta para passar o frio tomamos um vinho tinto seco Santa Julia, que por sinal caiu muito bem.

Saímos para registro no hotel, estávamos cansados, mais mesmo assim Ana Paula e Walfredo saíram do hotel para comprar chocolate caseiro, voltaram correndo pois o frio na rua era muito, nesta noite deveria estar em torno de - 5 graus.

 

›› Diário da Expedição

<< Primeira | | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | | Última >>

Voltar
  • Facebook
  • Facebook
  • Twitter
  • Twitter
  • Twitter

 

 




familiakumm@yahoo.com.br +55 (48) 99655-2507
SITE com ARTE
Restrito